NOSSOS LIVROS

 

 

 

Publicações de nossa autoria integral e autoria de capítulos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro Carreira 2ed.jpg

Título: Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento - 2a. edição - Revista e Ampliada

Autor: Hélio Tadeu Martins

Editora: Qualitymark

 

Descrição (4a. capa):

 

O livro Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento tornou-se, em pouco tempo, uma referência em sua área temática. Vem sendo adotado por diversos cursos de pós-graduação e citado em trabalhos acadêmicos e periódicos por todo o Brasil. Em pesquisa publicada pela Revista Nova (Editora Abril) em junho de 2004, realizada com executivos de RH e consultores de carreira, ficou no topo da lista dos livros mais recomendados para o desenvolvimento profissional. Nessa segunda edição revista e ampliada, o livro traz um capítulo adicional com novas reflexões sobre a gestão de carreiras na atualidade, tanto do ponto de vista individual como do corporativo. E mais uma vez, alia uma consistente abordagem conceitual a questões de ordem prática, estimulando o leitor a ampliar sua compreensão sobre o tema. Hélio Martins propõe um conceito de sucesso singularizado, que não é necessariamente sinônimo de ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros. O objetivo do livro é dar algumas respostas, mas, principalmente, provocar questões que só podem ser respondidas via reflexão individual. Essa reflexão é também extensiva às organizações, no seu desafio de gerenciar carreiras frente às suas necessidades de atração, desenvolvimento e retenção de competências. O autor apresenta ainda uma ampla pesquisa, realizada em todas as regiões do País, que possibilita a verificação de como os indivíduos e as organizações brasileiras estão gerenciando carreiras na atualidade. A partir dos resultados deste levantamento e de uma ampla fundamentação teórica, o autor aborda a gestão de carreiras em seus diferentes aspectos e implicações, tendo como cenário o que se define como a Era do Conhecimento.

 

Link para a editora Qualitymark

 

_______________________________
 

Livro_Paradoxo.jpg

 

Título: Trabalho Paradoxal: Sentidos do Trabalho Corporativo

Autor: Hélio Tadeu Martins

Editora: AlphaMind

 

Resumo (1ª. orelha):

 

Trabalho paradoxal é trabalho em contradição. Trabalho que o conhecimento transforma, trabalho em relação litigiosa com o tempo, trabalho enredado em suas próprias criações.

O caráter paradoxal que emerge dessa investigação do trabalho corporativo é descrito de maneira multipolar, fundamentada em referenciais da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.

Os sentidos do trabalho corporativo sintetizam aspectos essenciais da experiência ocupacional e administrativa contemporâneas, nem sempre visíveis ao olhar cotidiano. E, com isso, oferecem ao leitor a possibilidade de ampliar sua compreensão do fenômeno, aumentando, consequentemente, sua capacidade de escolha e de intervenção.

Este livro é destinado a gestores, consultores, profissionais e estudantes de áreas relacionadas à gestão de pessoas, comportamento organizacional e gestão de carreiras, bem como aos profissionais corporativos, em geral, que busquem ampliar sua capacidade de reflexão e ação em sua carreira e vida pessoal.

 

Apresentação (por Cristina d’Arce)

 

A leitura deste livro me traz a certeza de estar diante de uma obra seminal, extraordinária, que certamente irá gerar uma ruptura nos moldes repetitivos e fragmentados de se pensar o trabalho nas organizações. Finalmente – e já não era sem tempo –, um pesquisador brasileiro mergulha na essência ontológica do trabalho corporativo.

Helio Tadeu Martins se posiciona, com esta obra, em um grupo seleto e reduzido de investigadores que ousam expandir a consciência dos leitores, convidando-os a uma reflexão interdisciplinar sobre este tema visceral para cada indivíduo e para a Sociedade.

De forma brilhante, o autor se ancora, para sua análise, no pensamento de Heidegger e de outros pensadores capazes de nos tirar de nossas certezas absolutas e de nossas aconchegantes zonas de conforto. Martins nos “obriga” a sair de nossos pontos cegos, nossa linearidade cotidiana e adormecida e olhar, com dor e estupefação, para o quanto deixamos de refletir sobre Significado, Propósito, Ser, Tempo, Verdade e um sem número de conceitos vitais para os seres humanos e que vêm perdendo força em nossas apressadas e intempestivas organizações.

São “rasteiras mentais” precisas, muitas vezes cortantes, com que nos deparamos a cada página: tecnomediação de relacionamentos, trabalho paradoxal, trabalho enredado, erosão da solidariedade, presente esvaziado, patologias da solidão. Normalidade aparente que se transforma em normopatia, onde não nos percebemos mais frente a um cotidiano em “fechamento”. Martins ousa até enveredar por assuntos “não-discutíveis”, ou quase intocáveis, em relação ao ser trabalhador: o sustento insustentável, a relação do consumo imperativo contemporâneo com o trabalho e com os desafios da sustentabilidade. Em análise sóbria e profunda, estão aqui expostas as entranhas de nossos atuais contextos de trabalho, e muitas das razões geradoras deste quadro insatisfatório, complexo e desafiador. Ao mesmo tempo, se conseguirmos ser corajosos o suficiente para rever as crenças e os modelos mentais que sustentam muitas de nossas tristes práticas organizacionais, perceberemos que o autor nos brinda também com a esperança de um Diálogo construtivo, em busca de soluções “sistemicamente viáveis para os desafios que o mundo do trabalho corporativo apresenta a si mesmo”.

Resta a cada um, nas organizações, a possibilidade de escolher transformar nossos contextos de trabalho. De criar as condições para que nossa essência humana, como lembra Heidegger, viva um desencobrimento, um poder-ser em abertura e não apenas uma dimensão de simples disponibilidade produtiva.

 

Maria Cristina d´Arce, Ph.D. Coordenadora da Society for Organizational Learning SOL Brasil

 

Para adquirir, clique aqui e preencha o formulário

_______________________________

 

Livro Carreira 1ed.jpg

 

Título: Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento (1ª. edição esgotada)

Autor: Hélio Tadeu Martins

Editora: Qualitymark

Sinopse:

 

A partir de uma ampla fundamentação teórica e em resultados de pesquisa, a gestão de carreiras é abordada em seus diferentes aspectos e implicações, sob enfoque sistêmico, e tendo por cenário o que se define como a Era do Conhecimento.

Uma característica fundamental da obra é a ausência de fórmulas gerais de sucesso, mesmo porque propõe um conceito de sucesso singularizado e não necessariamente sinônimo de ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros.

Uma ampla pesquisa, realizada em todas as regiões do Brasil e analisada segundo o modelo teórico proposto, possibilita a verificação de como os indivíduos e as organizações brasileiras estão gerenciando carreiras na atualidade.

Todo o conteúdo teórico, bem como as informações resultantes da pesquisa, foram concebidos e estruturados para municiar o leitor com um abrangente material de análise sobre o tema. Objetiva dar algumas respostas, mas, principalmente, provocar questões que só podem ser respondidas via reflexão individual. Essa reflexão é também extensiva às organizações, no seu desafio de gerenciar carreiras frente às suas necessidades de atração, desenvolvimento e retenção de competências.

Pelas suas características, o livro se destina a um público bem variado, que abrange desde o profissional buscando melhor gerenciar sua carreira, até os profissionais de RH, de orientação vocacional, de planejamento de carreira e gestores de pessoas em geral.

_______________________________

 

Livro Dilemas.jpg

Título: Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas

Organizadores: Moisés Balassiano e Isabel de Sá Affonso da Costa

Editora: Atlas

Sinopse:

 

Ao longo dos últimos 20 anos, aproximadamente, poucos temas têm causado tanto impacto na área de Gestão de Pessoas quanto o de carreiras. Seu significado, seu alcance e suas repercussões ainda constituem objetos de análise, tanto no ambiente acadêmico quanto entre aqueles que lidam com o tema no cotidiano organizacional. A importância deste livro consiste em apontar e esclarecer os dilemas e os sucessos alcançados até agora pela gestão individualizada da carreira, seja do ponto de vista de um indivíduo, seja do de uma empresa.

A obra reúne textos de 16 autores, constituídos de pensadores, professores e pesquisadores dos mais profícuos, com vasta contribuição literária sobre o assunto de interesse generalizado que são as carreiras no Brasil e no exterior.

Os textos apresentam o estado-da-arte que permeia as relações do trabalho no Brasil. Expõem os fatos que vêm moldando essas relações e as formas encontradas pelos atores para conviver com a nova realidade empresarial. Destaca-se no livro a expertise dos colaboradores e riqueza das abordagens ao tema das carreiras para além da preocupação estritamente gerencial, como: os valores emergentes, as novas relações dos indivíduos com suas trajetórias profissionais, as novas formas de vivência do trabalho, as novas perspectivas para organizações e pessoas. (Fonte: www.editoraatlas.com.br)

 

Sumário:

 

Apresentação (Maria Tereza Gomes)


Introdução (Moisés Balassiano e Isabel de Sá Affonso da Costa)

 

1. Reflexões sobre a Customização das Carreiras Gerenciais: A Individualidade e a Competitividade Contemporâneas
Autor: Paulo Roberto Motta

2. Individualismo e Carreira: o Duplo Constrangimento
Autor:Hermano Roberto Thiry-Cherques

3. Empregabilidade e Individualização da Conquista do Emprego
Autora: Ana Heloísa da Costa Lemos

4. Carreira, Vivência e Construção de Si
Autoras: Isabel de Sá Affonso da Costa e Anna Maria de Souza Monteiro Campos

5. Gerenciamento da Carreira Proteana: Contribuições para Práticas Contemporâneas de Gestão de Pessoas
Autor: Hélio Tadeu Martins

6. Organizações e Carreiras sem Fronteiras
Autora: Joyce Ajuz Coelho

7. Buscando as Fronteiras da Carreira sem Fronteiras: uma Pesquisa com Professores Universitários em Administração de Empresas na Cidade de São Paulo
Autores: Beatriz Maria Braga Lacombe e Rebeca Alves Chu

8. Carreiras no Serviço Público Federal: Antigos Dogmas, Novas Perspectivas
Autoras: Denise Medeiros Ribeiro Salles e Mirian Garcia Nogueira

9. O Sistema de Carreira no Setor Público: Descrição, Análise Comparativa e Perspectivas
Autor: Enrique Saravia

10. A Morte Começa aos 40... ou o Repensar da Nova Carreira?
Autor: Joaquim Rubens Fontes Filho

11. Carreiras estagnadas? O Caso dos Assalariados Franceses com mais de Cinquenta Anos de Idade
Autores: Christophe Falcoz e Jean-François Chanlat

 

_______________________________

 

Livro Pesquisa.jpg

Título: Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática

Organizadores: Marcelo Milano Falcão Vieira e Deborah Moraes Zouain

Editora: FGV

Resumo:

 

Os métodos qualitativos de pesquisa em administração hoje encontram defensores em áreas desde a dos estudos organizacionais até as de marketing e estratégia. Neste livro, renomados pesquisadores apresentam, analisam e discutem tanto o embasamento teórico e os últimos desenvolvimentos na área quanto à aplicação desses métodos, relatando experiências reveladoras de seu valor. (Fonte: www.editora.fgv.br)

 

Sumário:

 

Administração brasileira: uma disciplina em construção
Autor: Paulo Emílio Matos Martins

O modelo estruturalista
Autor: Hermano Roberto Thyry- Cherques

Realismo crítico em pesquisa em estratégia
Autor: Alexandre Faria

Pesquisa internacional em gestão: abordagem interdisciplinar com múltiplos níveis de análise
Autora: Ana Lúcia Guedes

Análise de conteúdo e o design da pesquisa qualitativa em administração
Autora: Sueli Goulart e Cristina Amélia Carvalho

Estrutura e ação no setor público brasileiro: a gerência equilizadora
Autor: Bianor Scelza Cavalcanti

O método qualitativo na investigação de sentidos: uma proposta multipolar para estudos organizacionais
Autor: Hélio Tadeu Martins dos Santos

O método estudo de caso: experiências práticas comprovando a influência do desenvolvimento tecnológico sobre o desenvolvimento social
Autora: Deborah Moraes Zouain e Luciana da Silva Torres

Estudos etnográficos em administração
Autor: Marcelo Milano Falcão Vieira e Bill Nunes Pereira