Alphamind
 
Curso de Formação de Consultores
Curso de Formação de Consultores Internos
Curso de Formação de Instrutores
Curso de Formação em Coaching de Carreira & Executivo
 
 
Coaching de Carreira: do Autoconhecimento à Ação
Comunicação & Relacionamento Interpessoal
Gestão Eficaz do Tempo
Liderança Coaching: Novos recursos para o desenvolvimento do líder
Maestria Pessoal: Uma introdução à PNL e ao Coaching
Planejamento de Carreira & Vida Pós-aposentadoria
Submodalidades e Técnicas da PNL para a Dimensão Emocional
Técnicas & Modelos para o Coaching de Carreira
Workshop: Planejamento de Carreira & Vida
 
 
Coaching de Carreira
 
 
Cursos, workshops e palestras na modalidade "in company"
 
 
Coaching de carreira
Coaching Executivo
 
 
Projetos relacionados à gestão de carreiras, desenvolvimento de competências e áreas afins
 
 
Temas relacionados à gestão de carreira, desenvolvimento de competências, entre outros.
 
Curso de Formação de Consultores

Carga horária: 60 horas

Objetivos:

  • Compreender as etapas que compõem um processo de consultoria;
  • Utilizar adequadamente um conjunto de técnicas para as diferentes etapas do processo;
  • Perceber os fatores essenciais para a qualidade dos resultados da consultoria;
  • Desenvolver habilidades comunicacionais e analíticas essenciais para a consultoria;
  • Estruturar um projeto de consultoria.

Pressupostos que norteiam a concepção desse curso:

  • O consultor deve ser um profissional com expressiva bagagem teórica e experiência prática em sua área de atuação;
  • O consultor deve ser capaz de entender as reais necessidades dos clientes e de apresentar as soluções adequadas;
  • O consultor também deve ser capaz de assessorar o cliente na construção de suas próprias soluções;
  • Soluções construídas com base na inteligência coletiva do cliente e sua equipe tendem a ser mais alinhadas à necessidade real – logo, tendem a ser mais eficazes.

Metodologia:

O curso se caracteriza pela cuidadosa fundamentação conceitual e pela utilização imediata das técnicas que compõem o programa. A metodologia de ensino-aprendizagem é centrada em recursos audiovisuais, textos, estudos de caso, demonstrações e simulações.

Os conteúdos teóricos, provenientes da Administração, da Sociologia e da Psicologia, visam criar uma base conceitual sólida sobre a qual se estruturam os modelos e técnicas de consultoria apresentados no curso.

As técnicas que compõem o curso são derivadas da PNL (Programação Neurolinguística), de coaching, de modelos internacionais de consultoria e de contribuições teóricas das Ciências Humanas e Sociais. São apresentadas dentro das quatro etapas que compõem a Metodologia AlphaMind e imediatamente vivenciadas em atividades de aplicação prática.

Programa:

Módulo 1: Fundamentos da consultoria organizacional

Ementa: Etapas do processo de consultoria. Prospecção preliminar de informações. Definição do objetivo da consultoria. Contratação, prospecção, planejamento e implementação. Pressupostos potencializadores da atuação do consultor. Relacionamento consultor-cliente: lidando com intenções, objeções e obstáculos. Estratégia Disney aplicada à consultoria. Modelo SOAR na consultoria.

Módulo 2: Habilidades essenciais do consultor

Ementa: Modelos mentais: formação e impactos na consultoria. O papel fundamental das perguntas em consultoria. Metamodelo linguístico e modelo mental. Padrões de metamodelo. Utilização do metamodelo em consultoria. Comunicação estratégica. Prospecção de recursos e de informações. Diagnóstico e priorização.

Módulo 3: Modelos & ferramentas para a consultoria – Parte 1

Ementa: Conceito de níveis lógicos. Utilização dos níveis lógicos na comunicação e em diferentes etapas do processo de consultoria. Níveis de reflexividade em consultoria. Metaprogramas: conceito e utilização em consultoria. Fundamentos da EssenciAnálise ©.

Módulo 4: Modelos & ferramentas para a consultoria – Parte 2

Ementa: Cultura organizacional e cultura brasileira: características e impactos no comportamento organizacional e individual. Atuação do consultor na dimensão cultural. QA e a gestão da adversidade. Maestria pessoal em consultoria.

Módulo 5: Práticas de consultoria

Ementa: Entrevista inicial. Prospecção de informações. Elaboração de propostas de consultoria e de treinamento. Elaboração de relatórios. Acompanhamento e Conclusão.

Módulo 6: Tópicos especiais em gestão empresarial

Ementa: Evolução do pensamento administrativo. Fundamentos da qualidade em serviços. Desafios e contradições da gestão contemporânea.

Módulo 7: Tópicos especiais em consultoria

Ementa: Planejamento estratégico da consultoria. Plano de negócio. Fundamentos de planejamento financeiro. Desafios e oportunidades na atividade de consultor. Marketing pessoal. Networking.

Professor

Hélio Tadeu Martins dos Santos - Doutor em Administração pela FGV, Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, Master Coach pelo Integrated Coaching Institute, Trainer pela SBPNL, Meta Master Practitioner em PNL pela The Society of Neuro-linguistic Programming (Formação nos EUA) e Engenheiro Químico pela UFRJ.

Experiência como consultor na Universidade Petrobras, tendo atuado em desenvolvimento gerencial, desenvolvimento de competências e na estruturação do programa de coaching interno. Experiência docente em cursos de pós-graduação, MBA e/ou de mestrado na Universidade Candido Mendes, no IBMEC e na FGV. Experiência de 20 anos em coaching executivo e de carreira.

Atualmente é diretor da AlphaMind Consultoria, desenvolvendo diversas atividades relacionadas à gestão empresarial e à gestão de carreiras, como workshops, conferências, pesquisa, consultoria, coaching e formação de coaches.

Autor dos livros “Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento” (Ed. Qualitymark) e “Trabalho Paradoxal: Sentidos do Trabalho Corporativo” (Ed. AlphaMind). Autor de capítulos nos livros “Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas” (Ed. Atlas) e “Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática” (Ed. FGV).