Alphamind
 
 
Livros de autoria integral e de autoria de capítulos por Hélio Tadeu Martins:


Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento - 2a. edição - Revista e Ampliada Título:
Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento - 2a. edição - Revista e Ampliada

Autor:
Hélio Tadeu Martins

Editora:
Qualitymark

Descrição

O livro Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento tornou-se, em pouco tempo, uma referência em sua área temática. Vem sendo adotado por diversos cursos de pós-graduação e citado em trabalhos acadêmicos e periódicos por todo o Brasil. Em pesquisa publicada pela Revista Nova (Editora Abril) em junho de 2004, realizada com executivos de RH e consultores de carreira, ficou no topo da lista dos livros mais recomendados para o desenvolvimento profissional. Nessa segunda edição revista e ampliada, o livro traz um capítulo adicional com novas reflexões sobre a gestão de carreiras na atualidade, tanto do ponto de vista individual como do corporativo. E mais uma vez, alia uma consistente abordagem conceitual a questões de ordem prática, estimulando o leitor a ampliar sua compreensão sobre o tema. Hélio Martins propõe um conceito de sucesso singularizado, que não é necessariamente sinônimo de ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros. O objetivo do livro é dar algumas respostas, mas, principalmente, provocar questões que só podem ser respondidas via reflexão individual. Essa reflexão é também extensiva às organizações, no seu desafio de gerenciar carreiras frente às suas necessidades de atração, desenvolvimento e retenção de competências. O autor apresenta ainda uma ampla pesquisa, realizada em todas as regiões do País, que possibilita a verificação de como os indivíduos e as organizações brasileiras estão gerenciando carreiras na atualidade. A partir dos resultados deste levantamento e de uma ampla fundamentação teórica, o autor aborda a gestão de carreiras em seus diferentes aspectos e implicações, tendo como cenário o que se define como a Era do Conhecimento.

Para mais informações:
Rolar essa página e ver abaixo mais detalhes na 1a. edição.

Link para a Editora



Trabalho Paradoxal: Sentidos do Trabalho Corporativo Título:
Trabalho Paradoxal: Sentidos do Trabalho Corporativo

Autor:
Hélio Tadeu Martins

Editora:
AlphaMind

Resumo (1ª. orelha):

Trabalho paradoxal é trabalho em contradição. Trabalho que o conhecimento transforma, trabalho em relação litigiosa com o tempo, trabalho enredado em suas próprias criações.

O caráter paradoxal que emerge dessa investigação do trabalho corporativo é descrito de maneira multipolar, fundamentada em referenciais da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.

Os sentidos do trabalho corporativo sintetizam aspectos essenciais da experiência ocupacional e administrativa contemporâneas, nem sempre visíveis ao olhar cotidiano. E, com isso, oferecem ao leitor a possibilidade de ampliar sua compreensão do fenômeno, aumentando, consequentemente, sua capacidade de escolha e de intervenção.

Este livro é destinado a gestores, consultores, profissionais e estudantes de áreas relacionadas à gestão de pessoas, comportamento organizacional e gestão de carreiras, bem como aos profissionais corporativos, em geral, que busquem ampliar sua capacidade de reflexão e ação em sua carreira e vida pessoal.

Apresentação (por Cristina d’Arce)

A leitura deste livro me traz a certeza de estar diante de uma obra seminal, extraordinária, que certamente irá gerar uma ruptura nos moldes repetitivos e fragmentados de se pensar o trabalho nas organizações. Finalmente – e já não era sem tempo –, um pesquisador brasileiro mergulha na essência ontológica do trabalho corporativo.

Helio Tadeu Martins se posiciona, com esta obra, em um grupo seleto e reduzido de investigadores que ousam expandir a consciência dos leitores, convidando-os a uma reflexão interdisciplinar sobre este tema visceral para cada indivíduo e para a Sociedade.

De forma brilhante, o autor se ancora, para sua análise, no pensamento de Heidegger e de outros pensadores capazes de nos tirar de nossas certezas absolutas e de nossas aconchegantes zonas de conforto. Martins nos “obriga” a sair de nossos pontos cegos, nossa linearidade cotidiana e adormecida e olhar, com dor e estupefação, para o quanto deixamos de refletir sobre Significado, Propósito, Ser, Tempo, Verdade e um sem número de conceitos vitais para os seres humanos e que vêm perdendo força em nossas apressadas e intempestivas organizações.

São “rasteiras mentais” precisas, muitas vezes cortantes, com que nos deparamos a cada página: tecnomediação de relacionamentos, trabalho paradoxal, trabalho enredado, erosão da solidariedade, presente esvaziado, patologias da solidão. Normalidade aparente que se transforma em normopatia, onde não nos percebemos mais frente a um cotidiano em “fechamento”. Martins ousa até enveredar por assuntos “não-discutíveis”, ou quase intocáveis, em relação ao ser trabalhador: o sustento insustentável, a relação do consumo imperativo contemporâneo com o trabalho e com os desafios da sustentabilidade. Em análise sóbria e profunda, estão aqui expostas as entranhas de nossos atuais contextos de trabalho, e muitas das razões geradoras deste quadro insatisfatório, complexo e desafiador. Ao mesmo tempo, se conseguirmos ser corajosos o suficiente para rever as crenças e os modelos mentais que sustentam muitas de nossas tristes práticas organizacionais, perceberemos que o autor nos brinda também com a esperança de um Diálogo construtivo, em busca de soluções “sistemicamente viáveis para os desafios que o mundo do trabalho corporativo apresenta a si mesmo”.

Resta a cada um, nas organizações, a possibilidade de escolher transformar nossos contextos de trabalho. De criar as condições para que nossa essência humana, como lembra Heidegger, viva um desencobrimento, um poder-ser em abertura e não apenas uma dimensão de simples disponibilidade produtiva.

Maria Cristina d´Arce, Ph.D.
Coordenadora da Society for Organizational Learning
SOL Brasil


Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento Título:
Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento

Autor:
Hélio Tadeu Martins

Editora:
Qualitymark


1ª. edição esgotada


Sinopse:

A partir de uma ampla fundamentação teórica e em resultados de pesquisa, a gestão de carreiras é abordada em seus diferentes aspectos e implicações, sob enfoque sistêmico, e tendo por cenário o que se define como a Era do Conhecimento.

Uma característica fundamental da obra é a ausência de fórmulas gerais de sucesso, mesmo porque propõe um conceito de sucesso singularizado e não necessariamente sinônimo de ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros.

Uma ampla pesquisa, realizada em todas as regiões do Brasil e analisada segundo o modelo teórico proposto, possibilita a verificação de como os indivíduos e as organizações brasileiras estão gerenciando carreiras na atualidade.

Todo o conteúdo teórico, bem como as informações resultantes da pesquisa, foram concebidos e estruturados para municiar o leitor com um abrangente material de análise sobre o tema. Objetiva dar algumas respostas, mas, principalmente, provocar questões que só podem ser respondidas via reflexão individual. Essa reflexão é também extensiva às organizações, no seu desafio de gerenciar carreiras frente às suas necessidades de atração, desenvolvimento e retenção de competências.

Pelas suas características, o livro se destina a um público bem variado, que abrange desde o profissional buscando melhor gerenciar sua carreira, até os profissionais de RH, de orientação vocacional, de planejamento de carreira e gestores de pessoas em geral.

Comentários sobre o livro

" O grande atrativo desse livro reside no fato de abordar a temática gestão de carreira dentro de uma perspectiva da realidade organizacional brasileira, o que é realmente incomum. Sem dúvida alguma, esta inovação vai permitir aos leitores, quer executivos, quer estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, ter uma visão bem clara da importância dessa temática como elemento a ser utilizado no aprimoramento de ações e políticas de Recursos Humanos."

Déborah Moraes Zouain
Professora titular da EBAPE / FGV
Coordenadora do Mestrado Executivo

"Ao deitar os olhos sobre a Gestão de Carreira em um ambiente de negócios extremamente complexo e mutante, o autor traz uma importante contribuição para que a empresa possa prosseguir em sua política de relacionamento (...) com seus colaboradores, entendendo melhor as necessidades e pontos de vistas do profissional da Era do Conhecimento."

Murillo Cesar de Mello Brandão
Ex-Gerente da Universidade Corporativa da PETROBRAS

"Hélio Tadeu Martins proporciona, de modo estimulante, uma compreensão cristalina das transformações ocorridas na relação empregado/empregador e na gestão de carreiras. A obra é de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam entender globalmente essas transformações. Dentre os vários méritos que o livro apresenta, ressaltam-se a objetividade da pesquisa e a forma didática com que os assuntos foram abordados pelo autor."

José Evaldo Geraldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

"O presente trabalho consegue relacionar, de forma interessante, conceitos básicos à realidade do cotidiano empresarial. É uma oportunidade de reflexão onde o profissional pode associar conceitos e resultados de pesquisa apresentados, adequando-os à busca de sua satisfação pessoal e sucesso profissional."

Roberto Luiz Carregoza Dantas
Gerente da EMBRATEL

"No conteúdo deste livro, os aspectos psicológicos tais como liberdade, escolha autêntica, projeto, auto-realização foram considerados na relação que o homem estabelece com o seu trabalho. O encontro maior com a psicologia ocorre com relação à eficácia da gestão de carreira, que se consolida naquilo que fundamenta a clínica psicológica: o ato de conhecer-se a si mesmo."

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo
Doutora em Psicologia, UFRJ
Presidente do Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial - IFEN


Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas Título:
Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas

Organizadores:
Moisés Balassiano e Isabel de Sá Affonso da Costa

Editora:
Atlas


Sinopse:

Ao longo dos últimos 20 anos, aproximadamente, poucos temas têm causado tanto impacto na área de Gestão de Pessoas quanto o de carreiras. Seu significado, seu alcance e suas repercussões ainda constituem objetos de análise, tanto no ambiente acadêmico quanto entre aqueles que lidam com o tema no cotidiano organizacional. A importância deste livro consiste em apontar e esclarecer os dilemas e os sucessos alcançados até agora pela gestão individualizada da carreira, seja do ponto de vista de um indivíduo, seja do de uma empresa.

A obra reúne textos de 16 autores, constituídos de pensadores, professores e pesquisadores dos mais profícuos, com vasta contribuição literária sobre o assunto de interesse generalizado que são as carreiras no Brasil e no exterior.

Os textos apresentam o estado-da-arte que permeia as relações do trabalho no Brasil. Expõem os fatos que vêm moldando essas relações e as formas encontradas pelos atores para conviver com a nova realidade empresarial. Destaca-se no livro a expertise dos colaboradores e riqueza das abordagens ao tema das carreiras para além da preocupação estritamente gerencial, como: os valores emergentes, as novas relações dos indivíduos com suas trajetórias profissionais, as novas formas de vivência do trabalho, as novas perspectivas para organizações e pessoas. (Fonte: www.editoraatlas.com.br)

Sumário:

Apresentação (Maria Tereza Gomes)
Introdução (Moisés Balassiano e Isabel de Sá Affonso da Costa)

1 Reflexões sobre a Customização das Carreiras Gerenciais: A Individualidade e a Competitividade Contemporâneas
Autor: Paulo Roberto Motta

2 Individualismo e Carreira: o Duplo Constrangimento
Autor:Hermano Roberto Thiry-Cherques

3 Empregabilidade e Individualização da Conquista do Emprego
Autora: Ana Heloísa da Costa Lemos

4 Carreira, Vivência e Construção de Si
Autoras: Isabel de Sá Affonso da Costa e Anna Maria de Souza Monteiro Campos

5 Gerenciamento da Carreira Proteana: Contribuições para Práticas Contemporâneas de Gestão de Pessoas
Autor: Hélio Tadeu Martins

6 Organizações e Carreiras sem Fronteiras
Autora: Joyce Ajuz Coelho

7 Buscando as Fronteiras da Carreira sem Fronteiras: uma Pesquisa com Professores Universitários em Administração de Empresas na Cidade de São Paulo
Autores: Beatriz Maria Braga Lacombe e Rebeca Alves Chu

8 Carreiras no Serviço Público Federal: Antigos Dogmas, Novas Perspectivas
Autoras: Denise Medeiros Ribeiro Salles e Mirian Garcia Nogueira

9 O Sistema de Carreira no Setor Público: Descrição, Análise Comparativa e Perspectivas
Autor: Enrique Saravia

10 A Morte Começa aos 40... ou o Repensar da Nova Carreira?
Autor: Joaquim Rubens Fontes Filho

11 Carreiras estagnadas? O Caso dos Assalariados Franceses com mais de Cinqüenta Anos de Idade
Autores: Christophe Falcoz e Jean-François Chanlat


Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática Título:
Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Prática

Organizadores:
Marcelo Milano Falcão Vieira e Deborah Moraes Zouain

Editora:
FGV


Resumo:

Os métodos qualitativos de pesquisa em administração hoje encontram defensores em áreas desde a dos estudos organizacionais até as de marketing e estratégia. Neste livro, renomados pesquisadores apresentam, analisam e discutem tanto o embasamento teórico e os últimos desenvolvimentos na área quanto à aplicação desses métodos, relatando experiências reveladoras de seu valor. (Fonte: www.editora.fgv.br)

Sumário:

Administração brasileira: uma disciplina em construção
Autor: Paulo Emílio Matos Martins

O modelo estruturalista
Autor: Hermano Roberto Thyry- Cherques

Realismo crítico em pesquisa em estratégia
Autor: Alexandre Faria

Pesquisa internacional em gestão: abordagem interdisciplinar com múltiplos níveis de análise
Autora: Ana Lúcia Guedes

Análise de conteúdo e o design da pesquisa qualitativa em administração
Autora: Sueli Goulart e Cristina Amélia Carvalho

Estrutura e ação no setor público brasileiro: a gerência equilizadora
Autor: Bianor Scelza Cavalcanti

O método qualitativo na investigação de sentidos: uma proposta multipolar para estudos organizacionais
Autor: Hélio Tadeu Martins dos Santos

O método estudo de caso: experiências práticas comprovando a influência do desenvolvimento tecnológico sobre o desenvolvimento social
Autora: Deborah Moraes Zouain e Luciana da Silva Torres

Estudos etnográficos em administração
Autor: Marcelo Milano Falcão Vieira e Bill Nunes Pereira